Por Fredy em 9 de junho de 2009

Gestão Portuária e as Oportunidades de Trabalho

Gestão Portuária X Oportunidades de Trabalho

Quando entrei em sala de aula para lecionar a disciplina Sistema Portuário na FMGR em fevereiro de 2008, observei a inquietude da turma referente ao novo que se apresentava. Era notório no olhar e atitudes dos alunos a vontade em questionar sobre este universo que todos queriam participar: O Ambiente Portuário! Ambiente este que a mídia destacava em noticiários e para o qual exaltava seu potencial de desenvolvimento e a criação de vagas de emprego para diversas áreas.
Passados quase três semestres desde aquela primeira aula, a inquietude e o questionamentos continuam os mesmos: Onde vamos trabalhar? Como nos inserirmos neste mercado? Quais os salários pagos aos profissionais da área? Vale a pena todo o esforço que estamos desprendendo?…
Acredito que a FMGR está no rumo certo, haja vista que o curso proporciona uma série de conhecimentos capaz de inserir seus alunos em vários ramos da atividade portuária, com a profissionalização adequada e necessária ao desenvolvimento das aptidões individuais e anseios do mercado.
Um mercado desafiador e que oferece oportunidades nos mais distintos segmentos portuários, mas lembrem-se: “sobreviverão” a este, aqueles que realmente adquirirem um embasamento consistente e pertinentes com a necessidade dos empreendimentos ou investimentos instalados na área portuária e que hoje fazem parte do currículo de curso da IES onde vocês resolveram estudar Gestão Portuária.
Portanto, aproveitem cada minuto de aula, cada instante proporcionado pelas visitas técnicas, cada conversa com os colegas, professores e profissionais da área no intuito de agregar mais conhecimentos, pois só pelo conhecimento poderemos galgar todos os degraus necessários aos nossos sonhos. Não se enganem os senhores, o mercado é bastante exigente!
Gostaria de repetir uma frase de Thomas A. Edison, que encerra todo o pensamento de quem deseja atingir um determinado objetivo: “Boa Sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento.”
Logo, se almejam chegar lá… Planejem-se e as portas se abrirão!

Prof. Ayres
Professor da Faculdade Metropolitana da Grande Recife e Execuivo em Tecon Suape
Tecon Suape

Be Sociable, Share!


    29 Comentários

  1. Acrisio Lucena disse:

    Prof. muito incentivador, saber que o Sr. uma pessoa com grande conhecimento desse ambiente que hoje almejamos fazer parte, acredite na capacidade de inserção do nosso curso nesse mercado, isso só vem a nos dar mais entusiasmo e perseverança.
    Obrigado por nos passar um pouco desse enorme conhecimento adquirido ao longo dos seus 25 anos de experiência.
    No que depender de mim, aproveitarei ao máximo toda essa oportunidade de conhecimeto que nos está sendo oferecida.
    Abraço.
    Acrisio Lucena

  2. Andréa A. Silva de Recife/PE disse:

    Professor, saiba que és um profissional excepcional e todas essas palavras caem como luva para todos nós do curso de Gestão Portuária. Eu só complemento com o seguinte: ” Nada será fácil, mas depende de cada um chegar lá.”

    Muito obrigada professor, pela dedicação, paciência que tens com cada um de nós!

    Abraço,

    Andréa Alexsandra GPO 2A – Noite

  3. vanessa Maria disse:

    olá!acabei de ganhar uma bolsa neste curso,mais um ponto pelo qual devo me esforçar para ser futuramente uma excelente profissional,e estou disposta a encarar tudo por este curso o qual o mercado de trabalho é muito amplo para os que realmente conseguem se destacar,se alguem que ja faz este curso puder me passar umas dicas e fortalecer meu entusiasmo agradeço,um abraço a todos.

  4. Fredy disse:

    Olá, Vanessa, seja bem vinda ao Curso de Gestão Portuária e à Faculdade Metropolitana. Este será só mais um desafio para você, pois viver cada dia é um desafio por si só. Parabéns pela aprovação e conte com seu coordenador de curso desde já.
    Prof° Fredy – portuaria@metropolitana.edu.br

  5. Carlos Alberto Santos disse:

    Bom dia senhores.
    Lembro-me muito bem das palavras do professor Fredy no primeiro dia de aula que dizia: “Para concluir o curso, é preciso estudar, estudar e estudar”…
    Assim como lembro das palavras do professor Ayres: “Não basta estudar mas, buscar se aprefeiçoar e se preparar para buscar as oportunidades no mercado”.
    Se estamos nos preparando é por que fazemos planos e temos algum objetivo, portanto, gostaria de citar Stephen Kanitz: “Não são os grandes planos que dão certo; são os pequenos detalhes”.
    Espero que estejamos todos juntos até o final do curso nos dedicando e nos ajudando em nossas maiores dúvidas.
    Forte abraço,

    Carlos

  6. karla disse:

    gostaria de saber de quanto é o salário do profissional desta aréa?

  7. Fredy disse:

    Olá, Karla. Existe muita variação de salários no Brasil. Tem profissionais portuários ganhando R$ 5 mil. Podemos estimar um salário inicial de R$ 1.500.

  8. regis disse:

    gostei muitoo de vêr isso
    esclareceu as minhas duvidas
    obrigado a todos

  9. erica cibelly disse:

    Olá, vcs não sabem como cada comentário desse vem a mim intusiasmar mais ainda, desde do comentário do Prof. Ayres até as informações do salário, ja estava com pensamento em fazer este curso agora só aumentou, valeu mesmo hem em breve serei companheiros de vocês ai.

  10. Crstina disse:

    Ola, tenho 37 anos gostaria de saber se pegam pessoas de 40 anos para trabalha, ou tem um limite de idade.
    fiz o vestibular passei quero muito fazer esse curso mais estou com medo, porque ñ sei se vão me pegar no mercado de trabalho.
    Mais uma pergunta tem concurso publico para essa area?
    muito obrigada.

  11. Amanda Alencar disse:

    Oi professor.Fiz vestibular na Fac. Metropolitana e me matriculei no curso de Gás e Petróleo,só que minha segunda opção foi Gestão Portuária,gostaria de sua opnião qual dos dois cursos citados é mais fácil arrunar um estágio e qual é melhor em remuneração? Pois sou casada, tenho filhos pequenos e preciso urgente receber um bom salário.Já sou bacharel em História.Aguardo ansiosa a sua resposta. Muito obrigado.

  12. Fredy disse:

    Olá, Amanda. Seja bem-vinda à Faculdade Metropolitana. Ambos os cursos são excelentes e não há distinção de salários em função do curso. Em ambos os cursos os alunos têm conseguido emprego ou estágio desde o primeiro período. Quem distingue o salário é a empresa. Saliento que há demanda para ambos os profissionais e se você não gostar de Petróleo e Gás no primeiro período, poderá transferir para Gestão Portuária no segundo período, sem vestibular. Os cursos têm disciplinas em comum e em caso de transferência, você deverá cursar uma disciplina. Em ambos os cursos você estudará conhecimentos específicos desde o primeiro período. Em petróleo e gás estudará logo Produtos do Petróleo. Em portuária, será Sistemas Portuárias.

  13. Fredy disse:

    Cristina, não há restrição em idade. Há restrição por pouca capacidade, competência ou habilidade. Ou seja, estude muito, aprenda bastante e siga os conselhos dos seus professores. Aproveite a chance que é para poucos e o mercado têm carência de profissionais em Pernambuco, especialmente.

  14. Lays Barbosa disse:

    Estou prestes a ingresar no curso de gestão portuária da FMGR,e muito otimista em relação a carreira profissional que escolhi seguir; movida é claro pelo crescimento das atividades portuárias
    principalmente no complexo de suape. Estou plenejando toda minha formação, após a conclusão do curso de GPO, pretendo ainda me especializar em COMEX, e estar sempre em busca de algo que me torne uma profissional cada vez melhor e qualificada. E essas palavras do professor me deram um estímulo extra, e me deixam certa de que escolhi o lugar certo para iniciar a caminhada para o meu sucesso profissional. Espero contar com todos. Um abraço a toda equipe de gestão portuária!!

  15. Jéssica disse:

    Olá, professor. Próximo mês começam minhas aulas de construção naval no IFPE, e gostaria também fazer uma graduação em Gestão Portuária, mas não sei se vale a pena, porque acredito que o salário vai continuar o mesmo ou estou enganada? Já sou técnica em eletromecânica pelo Senai. Aguardo ansiosa a sua resposta. Obrigada!

  16. Laís Guimarães disse:

    Olá,sou aluna do 3o ano do ensino médio e ainda não sei qual curso vou escolher.Me interessei por Gestão Portuária,mas tenho minhas dúvidas em relação ao mercado de trabalho.Não são muito profissionais para poucas vagas?Quais as funções que o profissional dessa área dsempenha?Obrigada.

  17. naiza disse:

    vou fazer o vestibular agora neste periodo gostaria de saber se no primeiro periodo ja consigo vaga de estagio no porto de suape e se a faculdade tem convenios ou dao estagios as empresas do porto e quanto variam as bolsas

  18. Arthur Ayres disse:

    Eu queria algumas dicas, pois estou com algumas duvidas. Tipo o curso por ser “Gestão” não seria um Tecnologo e não exite uma Graduação nesta área?
    Minha ideia inicial era fazer esse curso em Vitoria, pois mora em Mg, é mais perto.

  19. Coordenador disse:

    O curso é de graduação sim, de curta duração, autorizado pelo MEC, para efeitos de emissão de diploma, já reconhecido com 8 turmas que já colaram grau.

  20. Milena disse:

    Gostaria de saber qual a carga horaria trabalhada por um profissional nesta area? seg a sexta , escalas 6×1 normalmente?

  21. NomeThaisa disse:

    Boa tarde Fredy,gostaria de saber quantas horas por dia trabalha um gestor portuário e quantos dias da semana.

    Obrigada!

  22. keli reis disse:

    olá, eu ganhei uma bolsa do prouni para o curso de gestão portuária, eu queria agregar este curso a area linguistica por que estudo inglês há 4 anos e não quero esperdiçar meu estudo, é possivel agregar linguas com gestão portuária?

  23. Coordenador disse:

    Olá, Keli. Sim, você precisa de pelo menos uma língua, em conversação. Escolha o inglês que é a língua internacional de negócios. Os portos do Basil são responsáveis por cerca de 90% das mercadorias importadas e exportadas. O Brasil tem 119 instalações portuárias. Vá em frente. Parabéns!

  24. Nome Maria de Fátima disse:

    Para se fazer gestão portuária e ou logística, necessariamente é preciso ser boa em matemática?

  25. Nome Maria de Fátima disse:

    Em questão de emprego, qual desses dois cursos logística ou gestão portuária mim dará mais chances?

  26. Coordenador disse:

    Prezada Fátima, ambos os dois cursos são excelentes para você. Se você têm interesse em portos, ferrovias e aeroportos, e gestão, então o Curso de Gestão Portuária é mais indicado. Logística é uma profissão em alta também. Em ambas as formações você aprenderá teoria e prática sobre gestão de empresas. Haverá muita atividade, como visita aos Portos de Suape, de Recife, de Pecém, e para empresas como Coca-cola, Karne Keijo, entre outras. Não perca a oportunidade de estudar e melhorar muito a sua vida. Assistiu ao discurso da Presidente Dilma? Ela citou muito a educação como fator para o desenvolvimento social. As inscrições estarão abertas logo. Visite o link http://vestibular.metropolitana.edu.br/ Para saber mais sobre os dois cursos, por gentileza, ligue para 2128-0518.
    Visite também o Facebook de Petróleo, Gás e Biocombustíveis: notícias, empregos e eventos do Setor de Portos, Logística e Energia.

  27. Coordenador disse:

    Prezada Fátima, é preciso ter certa aproximação com matemática, deve-se fazer muitos exercícios. A Faculdade Metropolitana oferece no início de cada semestre, para todos os cursos, o nivelamento em Matemática, de forma que você relembra-lá os assuntos básicos, antes de cursar as disciplinas. Este nivelamento é grátis. Venha se inscrever no vestibular da Faculdade Metropolitana neste mês de maio. Temos desconto para os novos alunos e trazendo mais 4 colegas, todos vocês cinco ganharão mais descontos. Abraço.

  28. Daysiane de Lima disse:

    Olá boa tarde!

    Tenho interesse em cursar gestão portuária, sou da Bahia gostaria de saber como anda o mercado de trabalho por aqui, porque fiquei bastante desanimada em saber que tem um semestre sem fechar a turma deste curso aqui em Lauro de Freitas.

    Um grande abraço!

  29. Coordenador disse:

    Este blog refere-se ao Curso de Gestão Portuária da Faculdade Metropolitana, em Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco. Estamos a 30 km do Complexo Industrial e Portuário de Suape e somos a melhor faculdade de Jaboatão pelo terceiro ano consecutivo. Nosso curso de Gestão Portuária é o primeiro do Norte e Nordeste e foi reconhecido com nota 4 (escala de 1 a 5).

Comentar

AV. BARRETO DE MENEZES, 809 - PIEDADE - JABOATÃO DOS GUARARAPES - PE | TELEFONES: 0800 500 0500 - 81 2128-0500 | CNPJ: 02.662.317/0001-19